Abstinência

O ato de voluntariamente restringir-se de alguma atividade ou do uso de certas substâncias , tais como comida, alcool e drogas.


Abstinência

O ato de voluntariamente restringir-se de alguma atividade ou do uso de certas substâncias , tais como comida, alcool e drogas.


Adicção

Uso repetido ou aumentado de uma droga ou de um padrão de comportamento.
A privação do mesmo leva a um sentimento de angústia e a uma urgência irresistível de se recorrer novamente ao agente inicial.


Adicto

Vem do grego "Addictu" que significa escravo. Pessoa que não consegue abandonar um habito nocivo, por motivos fisiologicos ou psicológicos.


Alcoolismo

Uma dependência excessiva ou uma adicção ao álcool, normalmente ao ponto em que a saude física e emocional do indivíduo fica ameaçada ou em risco pelo uso do álcool.


Anfetamina

Sintetizada pela primeira vez em 1887, as anfetaminas são drogas estimulantes, ou seja, alteram nosso psiquismo, aumentando, estimulando ou acelerando o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central. Nomes populares: bolinha, bola, rebite, "ice".


Anti-depressivo

Medicamento usado no tratamento da depressão.


Barbitúrico

Classe de drogas sedativo-hipnóticas, que agemcomo depressor do sistema nervoso central e que podem produzir dependência psíquica e física.


Bulimia

A pessoa ingere rápidamente, descontroladamente e compulsivamente grandes quantidades de comida num curto período de tempo, provocando vômitos, fazendo uso de laxantes ou diuréticos, com o objetivo de perder peso.


Cocaína

Alcalóide obtido das folhas da planta Coca, na qual os efeitos incluem um forte estímulo do sistema nervoso central,que se manifesta no indivíduo através de inquietude, agitação, inapetência, e sensação de um aumento da força muscular e capacidade mental.


Comorbidade

Coexistência de duas ou mais patologias num mesmo indivíduo.


Crack

Forma de cocaína, preparada se aquecendo uma mistura de hidrocloreto de cocaína, agua e bicarbonato de sódio.
Torna-se uma pedra, que em geral é fumada em cachimbos. Seu efeito é rápido e passageiro e é extremamente adictiva.


Delirium tremens

Reação aguda, e algumas vêzes fatal, em função da abstinência de alcool. Geralmente acontece 72-96 horas após a retirada da substância.


Dependência química

Habituação ao uso de uma droga ou substância química, com ou sem dependencia física.


Distùrbio bipolar

Distúrbio do humor, em que a pessoa exibe episódios maníacos e episódios depressivos. Antigamente chamado de distúrbio maníaco-depressivo.


Esquizofrenia

Disturbio mental caracterizado por alterações no humor ( respostas afetivas inapropriadas ), pensamento ( distorção da realidade, delírios e alucinações ) e comportamento ( apatia ou atitudes bizarras ).


Fobias

Mêdo patológico, intenso, persistente,irreal de um objeto ou situação. Exemplos: Acarofobia ( pequenos objetos ), Acrofobia ( lugares altos ), etc.


Maconha

Folha da planta cannabis sativa, que quando fumada pela pessoa produz mudanças somáticas e psíquicas. Seu principio ativo é o THC (tetrahidrocanabinol). Em doses mais fortes pode produzis alucinações e ideações paranoides.


Psicótico

Pessoa que sofre de disturbio mental no qual o seu pensamento, resposta afetiva, habilidade para reconhecer a realidade e a capacidade para se comunicar com os outros estão comprometidos.


Síndrome de Abstinência

Conjunto de sintomas que aparecem quando uma pessoa para de tomar uma droga na qual ela se encontra físicamente dependente.As características específicas da abstinência variam de droga para droga.


Síndrome do Pânico

Disturbio de ansiedade caracterizado por ataques de ansiedade aguda, podendo ou não haver agorafobia ( medo de sair de casa ou de lugares abertos ).

Fonte: Comprehensive Glossary of Psychiatry and Psychology - Kaplan, H., Sadock, B.